quinta-feira, 21 de abril de 2011

É tempo de renascimento

                  Vamos tornar a festa da páscoa mais bonita conhecendo o  seu significado . Podemos impedir  que o verdadeiro sentido da páscoa não se perca nos corredores do supermercado abarrotados de ovos coloridos relembrando que a Seman Santa não é somente dias que não se têm aulas na escola.
                A Semana Santa é a que precede a Páscoa, em que se recordam os últimos acontecimentos da vida de Cristo. Da entrada em Jerusalém (no Domingo de Ramos , o domingo anterior ao da Páscoa) à última ceia (quinta-feira) e à  crucificação (sexta). É por esta razão que o domingo daPáscoa é muito mais que o dia do coelhinho. É  uma das datas mais importantes ( Natal é a outra)  , o dia em que se celebra a ressurreição de Cristo.
                  Como muitos outros rituais do cristianismo, a Páscoa incorporou um mais antigo : a Pessach judaica( era a Pessach que Jesus comemorava ao lado dos apóstolos na última ceia ,quando repartiu o pão e o vinho ,instituindo ,o sacramento da Eucaristia). Os dois são rituais de passagen . A Pessach recorda  a travessia dos judeus do Egito até a Terra Prometida, ao passo que a Páscoa lembra jornada de Jesus da morte à vida.
                   O ovo em todas as culturas é símbolo da vida,ao mesmo tempo ,uma antiga tradição medieval proibia proibia aos cristâos o consumo de ovos e carnes durante a Quaresma (os quarenta dias que antecedem o domingo de Páscoa). Ovos, dessa forma ,marcam o final do período de recolhimento e privação.  E o coelho simboliza a fertilidade .

                  Estou acabando este painel do coelho no regador com suas cenouras.
                  Feliz Páscoa!

2 comentários:

  1. Sandra,
    Estou passando para desejar uma ótima Páscoa para vc e toda sua família.

    beijo grande
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Vim lhe fazer uma visita. Seu blog é maravilhoso, Parabéns! E também lhe convidar para conhecer meu blog.
    Que Deus lhe abençoe Sempre!
    Vera

    ResponderExcluir

Free Sewing Machine MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com