sábado, 24 de maio de 2014

Arte com Café

Fonte Imagem

Foto Imagem

Fonte Imagem

Fonte Imagem
                 Os brasileiros são tão apaixonados por café que esta bebida tem, desde 2005, uma data exclusiva para ser comemorada: 24 de Maio - Dia Nacional do Café.

                 Incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos por sugestão da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, a data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias e pelas indústrias que, em parceria com o varejo, promovem ações locais com lançamentos de novos produtos e realização de degustações nos pontos de venda.
 

                Bebida milenar, o café tem como grande diferencial a capacidade de estar sempre atual e moderno. As indústrias, não só torrefadoras, mas também empresas fabricantes de produtos afins têm investido continuamente em inovação, e hoje são tantas as variedades e marcas de café, máquinas e acessórios à disposição que é possível ter uma pequena cafeteria em casa. Essa é uma das razões das pessoas estarem consumindo mais xícaras de café por dia e diversificando as formas de preparo, adicionando ao café filtrado consumido nos lares, também os cafés ‘espressos’, cappuccinos e outras combinações com leite. Outra razão é a melhoria da qualidade do café que vem sendo ofertado aos consumidores.(Fonte ABIC )

             E o profissional especializado em cafés de alta qualidade (cafés especiais) é chamado de Bairista. Também trabalha criando novas bebidas baseadas em café, utilizando-se de licores,cremes, bebidas alcóolicas, entre outros. Ele deve ser profundo conhecedor de todas as fases da vida do café, desde o cultivo da planta, etapas de processamento e beneficiamento do grão, processos de torra e moagem, além, é claro, dos detalhes processos de extração da bebida, seja em máquinas de expresso ou em outros métodos de preparo. 
                Latte art ou coffee art são termos que se referem às figuras feitas, por um barista, na superfície de bebidas feitas à base de café expresso.
                 Como a popularidade das bebidas feitas em expresso tem aumentado, a arte de desenhar em café também tem crescido. Com o crescimento da popularidade da latte art, algumas competições têm aparecido, ao redor do mundo, para que os baristas possam mostrar suas habilidades.
             A Latte art é considerada, por muitos consumidores de café, o toque final, a coroação de uma primorosa bebida feita à base do expresso. Em função de seu impacto visual e a crescente importância da latte art nos Cafés pelo mundo, há uma preocupação de nunca deixar o sabor ficar em segundo plano. Nas competições e reuniões de baristas, os praticantes da latte art são sempre encorajados a priorizarem a atenção à qualidade do expressos e do leite, antes de pensarem em como será feita a arte visual. (Fonte Wikipédia) 
              Um dos bairistas que tem se destacado é Kazuki Yamamoto . Ele tem aperfeiçoado a técnica para fazer o latte art em 3D . As esculturas de leite espumoso assumem a forma de animais e personagens da cultura pop. Para ver mais clique aqui .
                 Então , vai um cafezinho aí ?!

5 comentários:

  1. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
    também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,para que possa seguir também o seu blog. Paz.
    António Batalha.

    ResponderExcluir
  2. Sou viciada em patchwork e café rrs
    Lindo Blog! :)

    Bj
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Estaba tan devastado cuando conocí a un oficial de préstamos, el Sr. Pedro, que trabaja con algunos inversores de renombre del Reino Unido que me otorgan un préstamo de 92,000.00 para expandir mi negocio con un ROI del 3%, estoy muy agradecido porque ahora soy un negocio. mujer con 5 empleadores trabajando conmigo en mi negocio y estoy pagando mensualmente durante 4 años para terminar.
    Diré que sí al Sr. Pedro, un oficial de préstamos que ofrece todo tipo de préstamos a residentes del Reino Unido y también a extranjeros.
    envíe un correo electrónico al Sr. Pedro a pedroloanss@gmail.com para cualquier asistencia financiera y obtendrá ayuda.

    ResponderExcluir

Free Sewing Machine MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com