sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Envelope em 3D e história do envelope


Historia do Envelope

Se pararmos para pensar veremos que os envelopes são presentes que podem trazer  alguns momentos emocionantes e dramáticos de acontecimentos  importantes ao longo da história e da vida de cada um de nós.  

Os envelopes são testemunhas silenciosas e até educadas diante , por ex, das declarações chorosas da entrega do prêmio do Oscar.

O que dizer da histeria diante do resultado de um exame, ou de notícias mais tristes de situações trágicas ou , ainda ,de recusas de emprego. Que agradável receber de um amigo querido o convite de casamento finamente elaborado. E também  receber de uma garota que você viu crescer seu convite de  aniversário de 15 anos.
E aquele envelope guardado lá gaveta contendo as  mechas de cabelo do bebê após o primeiro corte, e aquele com fotografias antigas já desbotadas pelo tempo. 

 Eles, certamente, poderiam contar várias histórias com a mesma  clareza das cartas que eles protegem e lealmente as guardam. 

 É, os envelopes têm seu papel na história. Assim, busquei informações para descobrir sua origem.
O primeiro envelope(Museum of FineArts of Lyon ((French) que se tem notícia não é nada parecido com o envelope de papel que conhecemos hoje. Estima-se seu surgimento  por cerca de 3.500-3.200 aC no antigo Oriente Médio. Esferas de argila foram moldadas em torno de fichas financeiras e utilizadas em operações privadas. As duas pessoas que descobriram estes primeiros envelopes foram Jacques de Morgan, em 1901, e Roland de Mecquenem, em 1907.
 De acordo com os historiadores, as cartas eram enviadas , sob a “cobertura ou envelope." com mensagens, por vezes secretas, e era  fechada em um papel que era dobrado e depois selado. 

Ao longo dos séculos 15 e 16 os sistemas postais básicos foram implementados como monopólios estatais por vários governos, reis e ditaduras.  

 A responsabilidade era dos remetentes que tinham de fazer  sua própria “camada envolvente" (envelope) em torno da carta .  

 Na Inglaterra e na Escócia, Rei Charles I estabeleceu o primeiro Serviço Postal  do Estado para o envio de cartas privadas. M.de francês Valayer tentou estabelecer um sistema postal de Paris para entregar todas as cartas colocadas em suas caixas, desde que elas fossem fechadas com seus  envelopes . 

Em sua forma moderna, porém, os envelopes de papel  existem em um período relativamente curto de tempo, na verdade, é mais ou menos na mesma época do selo Penny Black. Até 1840, quando a produção deles passou a ser automatizada, todos os envelopes continuaram a ser feito à mão, individualmente cortados à forma apropriada a partir de uma folha individual retangular.  

Em 1845 uma máquina movida a vapor foi inventada, ela cortava as formas do envelope, vincava  e dobrava-os também. Assim levou à produção em massa de envelopes feito à máquina, e,  pouco a pouco, o valor de envelopes artesanais no mercado gradualmente diminuiu.  

 De acordo com especialistas, foi William Irwin Martin, que em 1876, trabalhando para o Raynor Samuel & Company em Nova York publicou o Manual de Papelaria e criou os tamanhos padronizados comerciais de envelopes que temos hoje. Depois, foram numerados de 0 a 12 ou também conhecidos  como C4, C5, C6 e DL.  

Atualmente, calcula-se que, anualmente, mais de 400 bilhões envelopes são fabricados em todo o mundo .
Então depois de se conhecer um pouco sobre o surgimento do envelope que tal fazermos um envelope em tecido?

Podemos fazer um painel para guardar alguns moldes  ou até mesmo apetrechos de costura. Também fazer uma colcha para  criança e pode servir para guardar livros de histórias ou brinquedos.
Assim, próxima postagem teremos o passo a passo para fazermos o envelope em tecido.
Bjs
Sandra Fonseca


10 comentários:

  1. Como sempre seus textos são interessantes, sucinta e bem redigidas, que não precisamos de fazer esforço nenhum para entendê-la. E claro que seus trabalhos sempre magníficos, lindo e bem acabados. Parabéns amiga! Bj

    ResponderExcluir
  2. Acabei de me apaixonar pelo seu site, tudo muito lindo.
    Obrigada por compartilhar!!
    Estarei sempre por aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE, PASSANDO PARA VISITAR E DESEJAR BOA PÁSCOA. BEIJO

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!, o seu blog é maravilhoso amei sucesso, Deus derrame benção sem medida na sua vida,
    já estou te seguindo - OBRIGADO PELA VISITA.
    Curta e participe do meu blog e fan page
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hola, he encontrado tu blog por casualidad y es precioso todo lo que haces. Desde hoy me quedo en tu blog. Te invito que pases por el mio para ver mis trabajos y si te gusta puedes quedarte elduendedelbosque1.blogspot.com.
    Bss. Gema.

    ResponderExcluir
  6. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, estive a ver e ler algumas coisas,
    reparei que aqui há uma pessoa artista,e como aprecio pessoas com arte
    fiquei mais um pouco para ver melhor.
    Posso dizer que gostei do que li e vi desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  7. Hola Valen, por no encontrar tu correo electrónico, te escribo por el blog.
    Me he tomado el Tutorial del PEGADOR DE PANELA, y lo he publicado en mi blog.
    Si me lo impides por favor avísame y de inmediato lo retiro.
    Gracias .
    Un besote
    http://eldiariodelasmanualidades.blogspot.com.co/

    Doris Estela

    ResponderExcluir
  8. HOLA
    Tienes un Premio en mi blog.
    Besito

    ResponderExcluir
  9. Oi, Valen !! Imagina ter que fazer os envelopes em argila ??? rsrssr... naquela época era um achado, com certeza !! Aqui no sul, em Gramado, temos o Mundo a Vapor, um lugar onde há replicas em miniatura de tudo o que era realizado antigamente a vapor. Uma delas é uma fábrica de papel a vapor !!! Visitei alguns dias atras e me lembrei disto durante teu post !! O envelope em tecido ficou lindo e delicado !! Estou começando a fazer patch agora !! Gostei muito dos teus trabalhos !! Vou espiar sempre por aqui !! Um abraço !!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog
    "Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
    E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
    Este é o primeiro e grande mandamento.
    E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:36-40"

    ResponderExcluir

Free Sewing Machine MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com