domingo, 6 de abril de 2014

Four Patch Hearts - Passo a Passo






                      Uma toalha bem interessante e diferente .Fiz com tecido de mesma estampa com contraste em preto e branco.  Escolham 2 tecidos que combinem para dar um efeito bacana  ( usei 1 m do tecido claro e 1/2 m do escuro), separem a entretela com autocolante em uma das faces, cortador,régua, linha e vamos adiante com o passo a passo para a confecção.
                     A técnica foi ensinada por Leila Chequer, mas vocês encontrarão também o vídeo explicativo de Kaye Wood clicando neste link .

                   

                         ETAPA 1
                         Cortar 3 tiras de 5 1/2 polegadas dos dois tecidos ( cortar no sentido da largura do tecido).





                               Costurar as tiras  de 2 em 2 duas .  Passar a  ferro todas  as costuras ,deitando a costura do avesso para o lado escuro do tecido.


Pegar uma tira já costurada e passada e cortar  (subcut) em 10 pedaços de 5 1/2 polegadas.


                         Fazer com os 10 pedaços cortados o four patch assim como o da foto. Teremos 5 four patch. Passe e reserve.







ETAPA 2

Corte na entretela 4 quadrados de 10 1/2 polegadas de lado. Risque em cada quadrado  o desenho do coração do lado brilhante( lado onde está a cola da entretela).



            Agora pegue a outra tira costurada e passada . Sopreponha os corações riscados na entretela (o lado brilhante virado para seu rosto) . Coloque dois a dois, bico com bico , assim como o da foto . Ficarão 4 corações com 2 iguais  e os outros 2 diferentes (dica observe o lado direito de cada coração ,terá que ter ,ano meu caso 2 com lado direito branco e dois com lado esquerdo preto).


               Alfinete todos eles e corte os pedaços. Agora o próximo  passo será fazer a costura . Prenda com bastante alfinetes para que não saia do lugar quando for costurar. Altere o ponto da máquina para aproximadamente 1,5 ( ponto menor facilita na precisão na costura das partes redondas do coração).

Corte os corações deixando uma borda rente à  costura.


Faça um corte na entretela no meio do coração porque vamos desvirar.


Corte o excesso da entretela em todos os corações.


Desvire todos acertando bem as curvas com um pauzinho de hashi , devagar para não rasgar a entretela.




ETAPA 3




                                       Pegar a tira restante costurada e cortar 4 pedacinhos de 10 !/2 polegadas . Passar, virando a costura para o lado escuro do tecido.  Sobrepor os corações em cada pedaço . Alfinete bem para não sair do lugar . Costure em volta do coração com pontinhos de caseado ou pode casear a mão também . 

Montar o trabalho de acordo com a foto. Costurar os blocos .Colocar barra de 5 1/2 polegadas.









Um comentário:

Free Sewing Machine MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com