segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A história do Ferro de Passar Roupa

O porta ferro em tecido com o forro térmico eu já havia postado  aqui  e algumas quilteiras amigas mostraram interesse em obter o molde. Pela medida do molde não é possível colocá -lo aqui em tamanho natural. Mas elaborei o passo a passo para que vocês possam fazê-lo em casa . Podem usar o papel pardo ou craft.





As medidas são para o ferro  da foto acima . OK?
 Para ilustrar mais ainda sobre este  amigo das nossas costurinhas pesquisei e encontrei  o Museu do Ferro de Passar  e extraí trechos da história do Ferro de Passar Roupa. Vale a pena dar uma passada por lá.
A história do  Ferro de Passar Roupa

No momento em que o ser humano começou a substituir suas rústicas vestimentas de couro por roupas de algodão, surgiu a necessidade de obter mais conforto e dar uma melhor aparência a esses tecidos.

Tecidos plissados encontrados em túmulos, permitem afirmar que os egípcios conheciam instrumentos de passar quase dois mil anos antes de Cristo. Usavam gomas e passação a frio. Há registros que indicam também o uso de pesadas pranchas de bronze aquecidas.

Peças encontradas em escavações provam que alguns povos, dentre eles os escandinavos, praticavam o alisamento a frio desde os primórdios, com ossos, pedras e madeiras, hoje denominados brunidores.

Estampas e pinturas no Museu de Boston EUA, mostram que na China, entre 220 a.C. e 200 d.C., a dinastia Hang já usava o ferro de passar aquecido a brasas, um tipo caçarola com cabo de madeira, denominadas cassoletes. Os Romanos também usavam pranchas aquecidas, mas esta “sofisticação” caiu em desuso com a queda do Império.

Os Vikings, no período entre 800 e 1200, teriam sido os primeiros a utilizar alisadores de vidro. Nesse período usam-se também as calandras.

No séc. XII, os franceses já usavam roupas plissadas e especula-se que eram pregueadas a frio. Especula-se também que os holandeses teriam usado a passação a quente já no séc. XIII. Mas é no séc. XIV que a Europa efetivamente inicia a produção de ferros de passar forjados por ferreiros. E finalmente no séc. XV, com o domínio da fundição, a produção de ferros de passar fundidos ganhou grande impulso.

No séc. XVI os Italianos de Florença lançam a moda dos colarinhos, peitilhos e punhos de pregas. Surgem então o ferro de preguear e as tesouras de tiotar. E com a chegada efetiva do algodão na Europa no séc. XIX, abre-se a era do “ferro-placa”, que inunda o mercado com maciços de todos os tamanhos, decorados, aquecidos individualmente ou em grupo através de estufas.

No Brasil, os ferros de passar só aparecem no séc. XIX e eram utensílios tanto raros como valiosos.

Embora conheça-se esta cronologia, é difícil classificá-la com precisão, pois enquanto determinado modelo ganhava destaque num continente, em outro tornava-se obsoleto. Efetivamente, em pleno séc. XXI, enquanto alisadores elétricos a vapor são comprados via internet, na Índia, África e América do Sul ainda são fabricados modelos aquecidos a carvão.
  Agora que sabemos um pouco sobre a origem do ferro de passar roupa e a sua importância no nosso dia a dia vamos elaborar nosso molde . Precisaremos de papel craft ou pardo, régua, lápis fita métrica em cm.
Passo a Passo  -  Molde do Porta Ferro de Passar Roupa
1)      Traçar um retângulo de 54,5 cm  X  42,5 cm.
2)      Marcar por dentro deste retângulo 14,5 cm -altura e largura e traçar outro. retângulo  que ficará medindo 25,5 cm  X  13,5 cm . (figura 01).
 
3)      Marcar o meio dos quatro lados do retângulo maior (fig 02).
 
4)      Medir a partir do meio 8 cm de cada lado . Riscar parte superior e inferior (fig 04).
5)    Nas laterais a partir do centro marcar 1 cm para cada lado. Riscar os dois lados (fig 04).


6)      Nos quadrados dos cantos marcar 4,5 cm  superio e inferior . Riscar . (fig 05)

 
7)      Fazer o mesmo , marcar 4 cm ,conforme fig 06.





 8) Medir 13 cm a partir do vértice do triângulo que se formou. Riscar conforme figura a seguir.

 10 )O molde ficou pronto. Agora cortar toda a volta conforme abaixo , fazer as marcações das alças  e alcinha dos botões.


11) Fazer as dobraduras nas linhas em negrito.
Estado o molde pronto e fazendo as dobraduras nos riscos em negrito vocês já terão a ideia do porta ferro. Agora, fico devendo o passo a passo da costura .Escolham  tecido e o forro térmico e mais dois botõs grandes. As alças  possuem 35cm comprimento X 2.5 cm (medida sem margem de costura.
Ok?
Bjs 
Sandra Fonseca

13 comentários:

  1. Que lindo! Adorei a história do ferro e mais ainda o PAP do porta ferro... tudo perfeito!
    Muitos parabéns e muito obrigada por esta belíssima partilha!
    Beijinhos, Carla Bordalesa

    ResponderExcluir
  2. OI QUERIDA,
    AMEI A HIST´RIA DO FERRO, SEU BLOG É UM ESPETÁCULO.PARABÉNS!
    NÃO PERDEREI MAIS NADA POR QUI, POIS ESTOU TE SEGUINDO.
    BJS!
    www.karendisleyblogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. olá quero agradecer a história e o PAP tb. Obrigada, Vivian

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga! Que história interessante! Adorei essa bolsa porta ferro esse eletrodoméstico necessário e indispensável para todo tipo de trabalho em tecido, deve mesmo ter um lugar de destaque e ainda mais útil, como forro para passar os tecidos! Muuito bom isso! Obrigada por compartilhar. Um abraço amiga e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia do porta ferro, e tbém a história, gostaria de saber se posso compartilhar este post em meu blog,com seu nome, caso sim me responda.
    bjos...........

    ResponderExcluir
  6. Onde se pode encontrar o forro térmico?
    Adorei o post. Mto obrigada!
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha , este tecido térmico pode ser encontrado em loja que vende produtos de borracha, em último caso não encontrando compre um forro térmico para a tábua de passar e utlize-o.
      Obrigada pela visita.
      Bjs
      Sandra

      Excluir
  7. Bonjour, vos quelques photos je les avais trouvé ailleurs que sur votre blog (facebook ou pinterest, je ne sais plus), je n'avais pas connaissance de votre cite, alors si vous voulez bien, au lieu d'effacer toutes mes photos de mon blog cesclo2, je vous propose que je rajoute votre lien, de plus j'ai converti vos mesures inches en cm...

    ResponderExcluir
  8. Moro em uma praia que sofre com um forte vento Nordeste, trazendo maresia para dentro de casa, provocando ferrugem nos metais. O guarda-ferro elétrico foi uma ótima solução para meu ferro Black & Decker .Obrigada por dividir conosco suas ótimas idéias.
    Sonia Luzia Coelho ,12 de fevereiro de 2015

    ResponderExcluir
  9. bonjour,
    je viens de réaliser ce petit sac pour y mettre mon petit fer ! merci pour le tuto ! Vous pouvez voir les photos sur mon blog http://nath1306.over-blog.com

    Bonne continuation

    ResponderExcluir
  10. Muy bonita la funda para la plancha.
    Gracias,

    ResponderExcluir

Free Sewing Machine MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com